O termo bruxismo nada mais é do que o nome científico do ato de ranger ou apertar os dentes, causando um atrito forçado que pode fazer muito barulho e ocorre, principalmente durante o sono.
Muito comum em crianças, o bruxismo pode, ou não, desaparecer na adolescência. Mas não pense que é uma condição exclusiva da infância, muitos adultos rangem os dentes e causam grandes problemas bucais por conta desta condição.
Abla, me conta por que as pessoas têm isso?
O bruxismo pode ocorrer em pessoas muito ansiosas, agitadas ou que estejam passando por alguma situação de estresse. Outro agravante para ranger os dentes é fazer o uso excessivo de substâncias estimulantes, como: drogas, cigarro, álcool ou cafeína.
E como eu sei se tenho ou não bruxismo?
Para ter um diagnóstico certeiro, é preciso passar por uma consulta com nossos especialistas, mas alguns principais sinais podem fazer você perceber o problema.
- Ao acordar, repare se do lado interno da bochecha há uma linha marcando os dentes. Esta linha, conhecida como Linha Alba, costuma aparecer quando há uma força anormal entre os dentes;
- Desgaste do esmalte dental;
- Sensibilidade extrema nos dentes;
- Dor de cabeça constante;
- Dor nas articulações do rosto;
- Dor e mobilidade nos dentes.
E Abla, isso tem cura?
Claro! As pessoas que são diagnosticadas com bruxismo, têm em primeiro lugar, a causa do problema investigada, assim, podem tratar da questão principal.
Mas o dentista, normalmente indica o uso de placas oclusais para evitar que a pressão excessiva e o ranger durante a noite possam prejudicar cada vez mais os dentes. Além disso, podem ensinar aos pacientes exercícios que ajudam a relaxar o maxilar para aliviar as dores da tensão.