Um guia para descomplicar o momento de cuidar da sua saúde bucal e eliminar os medos e traumas.
Se tem algo que não é raro em qualquer lugar do mundo é o tal “medo” da cadeira do dentista. Boa parte da população sente um arrepio só de pensar em estar deitado em uma cadeira ouvindo o barulho de pequenos motores vindos em direção à sua boca. E se você é uma dessas pessoas, já ficou tenso só de ler essa pequena descrição. É quase como o cenário de um filme de terror.
E é justamente esse medo que impede muitas pessoas de cuidarem melhor de sua saúde bucal, que reflete não apenas em sua esfera oral, mas em todo seu organismo.
Por isso, a primeira consulta de um paciente é um momento de extrema importância. Não apenas para quebrar a barreira do medo ou traumas em processos e atendimentos anteriores, mas para permitir que o mesmo entenda como esses cuidados podem refletir em todo o bem-estar de seu organismo. E vale lembrar: físico e mental, já que é possível sim ficar livre do medo também!
Vamos entender melhor a importância da primeira consulta no artigo de hoje e o passo a passo para que ela aconteça da melhor maneira possível. Vem com a gente!
Importância da saúde preventiva e o zelo pelo bem-estar oral
A saúde preventiva é um dos pilares da Abla, que é uma clínica tradicional, com mais de 60 anos de trabalho e focada em alta performance. Investimos em inovação tecnológica e conhecimento de tendências de mercado, para oferecer a máxima competência em todos os âmbitos de atuação. Diante disso, acreditamos que o diagnóstico precoce resulta em um bom custo/benefício para o cliente; visto que intervenções preventivas são mais econômicas, menos invasivas e oferecem maior qualidade de vida.
Alguns dados científicos comprovam a nossa abordagem de trabalho, como a Pesquisa Nacional de Saúde, conduzida pelo IBGE, referente ao ano de 2019, que apresentou dados preocupantes sobre saúde bucal: 31,7% das pessoas com mais de 60 anos já haviam perdido todos os dentes. Este mesmo estudo, realizado em 2013, apontou que 55,6% dos brasileiros não buscam ir ao dentista anualmente.
Adaptações ao cenário de pandemia
Com a pandemia, os cuidados bucais foram ainda mais preteridos em decorrência das limitações e preocupação com a exposição. Visando oferecer o ambiente mais seguro possível, adotamos alguns protocolos para este momento delicado: o uso de máscara é obrigatório e logo na entrada da clínica verificamos a temperatura das pessoas em sua chegada. Ainda na entrada, há o espaço para higienização, com álcool 70° INPM e aplicador de sapatilhas descartáveis.
Já na recepção, o balcão conta com placas de acrílico que separam e protegem tanto o paciente quanto o recepcionista. Embora as consultas sejam agendadas, a fim de não promover aglomeração, também possuímos três salas de espera, que são ambientes amplos e individuais. Além disso, contamos com frascos de álcool 70° INPM espalhados por todos os ambientes.
O consultório é higienizado antes de cada atendimento e para minimizar fontes de contaminação, somente os equipamentos a serem utilizados ficam nos balcões. Por fim, os dentistas possuem uma sala para higienização ainda mais completa, finalizando a paramentação com novos aventais descartáveis antes de cada atendimento.
Recepção e cuidado – a experiência na clínica
Sabemos que o atendimento odontológico sempre foi um grande tabu e causador de traumas para muitas pessoas. Apesar de a maioria dos procedimentos não causar dor, o simples fato de ser examinado pode ser um agente de estresse. De acordo com uma pesquisa realizada pela British Dental Health Foundation, 36% das pessoas que não foram ao dentista regularmente disseram que o medo era o principal motivo.
Com o intuito de vencer este estigma, é importante oferecer a melhor vivência para os pacientes. Para isso, dispomos de uma equipe proficiente em tratamentos modernos, o que possibilita a execução de procedimentos que passem maior conforto. Nossa estrutura conta com salas de espera que têm a função de promover um relaxamento pré-consulta, para que o processo de ser atendido não seja afetado pela pressa e tensão. Ademais, proporcionamos um suporte detalhado: a saúde bucal está totalmente atrelada à saúde de todo o corpo.
Por último, o relacionamento entre dentista e paciente é empático e totalmente pessoal, de forma que as expectativas sejam alinhadas entre as partes, as inseguranças sejam sanadas e o resultado seja o mais satisfatório.
No próximo tópico, vamos esclarecer de forma prática o funcionamento da primeira consulta, que aqui na Clínica Abla é foco de dedicação de cuidado com cada paciente.
Solicitações para a primeira consulta
A Clínica Abla prioriza uma relação de qualidade entre o paciente e seu dentista. Para isto, solicitamos os seguintes itens para a realização da primeira consulta:
- Uma radiografia panorâmica recente, que pode ser enviada antecipadamente ou levada ao consultório. Algumas sugestões de clínicas: Imoz, Dedaluz e Papaiz;
- O preenchimento da ficha de cadastro de saúde (Anamnese), que contempla as informações mais relevantes. Ao clicar no link, basta realizar o download do documento, preencher e enviar.
Depois do agendamento da consulta e envio da ficha de Anamnese, enviamos um e-mail com a descrição da clínica, corpo de colaboradores e detalhes sobre a localização (como chegar ao consultório e opção de estacionamento).
Caso seja necessário, a primeira consulta pode ser realizada virtualmente, para que todo esclarecimento e as informações sobre o planejamento odontológico sejam passados.
Momento da consulta
O atendimento médico é a concretização de todos os valores da Clínica Abla. Portanto, um protocolo foi desenvolvido com o propósito de definir o tratamento de forma clara e detalhada, para que possamos oferecer previsibilidade. Uma vez que todos os pormenores estejam alinhados, o tratamento pode ser feito no menor tempo hábil e gerar o resultado mais eficaz.
Solucionar todos os questionamentos dos clientes é a nossa prioridade máxima nesta etapa. Logo, a primeira consulta ocorre como na sequência apresentada a seguir:
1. Avaliação da ficha de saúde (Anamnese)
Acreditamos em uma medicina integrativa e investigamos através da saúde bucal, outros problemas de saúde. Assim, criamos uma interação médica-odontológica e conhecemos tanto o histórico clínico quanto o histórico dentário do paciente.
2. Conversa sobre expectativas do tratamento
Com o objetivo de proporcionar um primeiro contato que seja agradável e amistoso, esta conversa tem por finalidade tratar dos desejos e possíveis medos/receios do paciente quanto ao procedimento.
3. Avaliação da radiografia panorâmica
Com a radiografia, é possível obter uma prévia do estado da saúde bucal e otimizar o tempo de qualquer tratamento.
4. Exame clínico
Esta etapa, associada à avaliação da radiografia, viabiliza que o tratamento pretendido seja planejado.
5. Ensaio fotográfico
Nosso foco é sempre prover segurança para o cliente. Por isso, o ensaio funciona como uma lupa e ajuda a evidenciar detalhes na boca – muitas vezes no sorriso – que não são facilmente perceptíveis. Assim, o paciente ganha uma compreensão mais clara das alterações que ocorrerão.
6. Planejamento odontológico
É a definição prática dada ao paciente de o que será executado, como será e em quanto tempo estimado; ou seja, quantas visitas serão necessárias.
Com isso o paciente entenderá exatamente o que acontecerá em cada etapa de seu tratamento, sentindo mais segurança no processo e eliminando o medo do desconhecido.
Busque um consultório que te traga confiança e cuidado nos menos detalhes
Viu só como a primeira consulta é muito mais do que apenas uma visita de “orçamento”, como é comumente vista em muitos consultórios?
Ao elencar um dentista para apoiar os cuidados com a sua saúde oral escolha uma clínica que ofereça um apoio capaz de proporcionar segurança e tranquilidade durante todo o atendimento, seja para solucionar questões pontuais ou tratamentos mais complexos.
Conseguiu tirar todas as suas dúvidas? Está interessado em agendar sua primeira consulta? Entre em contato através do formulário de contato. Será um prazer atendê-lo!